Auditoria que conjuga as componentes energéticas e hídricas no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Portugal

O Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso já foi submetido a uma auditoria hídrica e energética, no âmbito do projeto COLEOPTER – Concertação Local para Otimizar Políticas Territoriais para a Energia Rural.
Este equipamento desportivo é o edifício piloto, em Portugal, para a implementação de uma metodologia inovadora de auditoria que conjuga as componentes energéticas e hídricas, a construção de um modelo BIM [Building Information Modeling] e a auscultação de um universo de stakeholders do equipamento.
Durante os dias 3 e 4 de dezembro, um colaborador da ADENE – Agência para a Energia, procedeu, com o apoio do Município da Póvoa de Lanhoso e da Escola Secundária, à auditoria hídrica e energética do Pavilhão.

Deste trabalho resultará, para além da caracterização e diagnóstico da situação atual, uma proposta de intervenção que visa racionalizar os consumos existentes e assim promover as eficiências energética e hídrica deste equipamento. Estas propostas, assim como o modelo BIM que será construído, serão posteriormente analisados e discutidos com os stakeholders, dando assim origem àquilo que virá a ser o projeto de intervenção a levar por diante no edifício. O Pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso é utilizado não apenas pela comunidade escolar, mas também pela comunidade em geral.