Na etapa final do projeto Interreg Sudoe COLEOPTER, e com a experiência adquirida durante o desenvolvimento dos edifícios piloto, o CETENMA, juntamente com o Município de Cartagena, realizou um seminário técnico sobre a metodologia utilizada no projeto de reabilitação energética de edifícios públicos. O evento decorreu no dia 15 de dezembro no salão de convenções do Parque de Artilharia de Cartagena e reuniu 14 pessoas, entre técnicos municipais, associações ambientais e empresariais. A abertura da sessão ficou a cargo da Vereadora para a Cidade Sustentável e Projetos Europeus da Câmara Municipal de Cartagena, Cristina Mora Menendez de la Vega, muito envolvida no projeto desde o início.
O COLEOPTER propõe uma abordagem integrada à renovação energética de edifícios públicos localizados em comunidades rurais, permitindo resultados para além da reabilitação convencional e aumentando o seu impacto local. Essa abordagem é baseada em três pilares:
- Auditoria ao nexo energia-água: as questões de eficiência hídrica são abordadas juntamente com os desafios energéticos na reabilitação do edifício.
- Diálogo Territorial. Processo de participação pública em que os futuros utilizadores do edifício constroem conjuntamente os planos de reabilitação e utilização do edifício.
- Plataforma colaborativa BIM. Ferramenta que facilita a compreensão do edifício a reabilitar pelos participantes, através da navegação pelo modelo virtual tridimensional do edifício, bem como permite a introdução de comentários sobre os elementos.
O seminário terminou com uma reflexão conjunta sobre os fatores de sucesso e as barreiras detetadas na metodologia proposta.


