Primeiras entrevistas com grupos locais para preparação do diálogo

Ao longo dos primeiros 6 meses de 2020, os parceiros do projeto realizaram as primeiras entrevistas com os grupos de interesse locais afetados por cada caso piloto. A atividade demorou mais do que o esperado devido à situação de Covid-19, no entanto permitiu encontrar novas formas de criar ligações com os habitantes dos territórios.

Em Póvoa de Lanhoso, a equipa da CIM do Ave e o município trabalharam em conjunto e reuniram-se com mais de 10 grupos que partilharam as suas visões e necessidades relativas à renovação do edifício. Em Cartagena, a CETENMA trabalhou com o Ayuntamento para conduzir as entrevistas, presenciais e online, adaptando-se à crise do Covid-19. Por último, o Syndicat mixte Est Creuse e a RURENER encarregaram-se das entrevistas dos dois projetos pilotos de Est Creuse.

As entrevistas foram uma excelente oportunidade para conhecer habitantes, utilizadores, administradores e instituições, e para mobilizá-los em torno do COLEOPTER. Foi partilhada com os participantes uma breve síntese das entrevistas, destacando as principais necessidades expressas, antes de os parceiros se reunirem novamente, em Setembro, para as sessões coletivas e para co-construir os planos de trabalho.